Monday, February 1, 2010

Ser ou Humano?

Basicamente esta é a pergunta que acho que de uma forma geral resume todas as perguntas que tenho vindo a fazer a mim mesmo. Somos seres ou humanos? Ou podemos ser os dois?

Senão vejamos: O que é que nos distingue dos outros seres? Distinguimo-nos dos outros seres? Quando construímos a nossa sociedade, temos sempre de destruir alguma coisa da Natureza? Devemos impôr limites à nossa criatividade e inteligência? É a nossa criatividade um problema? Porque é que o Bem-Estar Humano é muitas vezes sinónimo de Destruição natural? Porque é que a construção de uma casa destrói muitas outras (de outros seres)? Ou será que isso é apenas um reflexo da competição interespecífica na qual o homem obviamente participa? E essa competição justifica as nossas acções? Será que é justo competirmos com as outras espécies, mesmo quando somos intelectualmente superiores? Será a inteligência humana uma fardo pesado, mais do que uma virtude?

E pronto, acabou-se a meditação... Alguém está para ali a pedir a minha atenção no messenger. ficam estas questões... Sinto-me um pouco mais aliviado, embora não tenha libertado todas, obviamente.

Abraço. Acho que não foi tão mau para um primeiro texto. Nem escrevo tão mal como pensava.

2 comments:

  1. Ola mais uma vez. já adicionei o teu blog na minha lista de blogs que aconselho a verem!boa sorte!

    ReplyDelete
  2. obrigado, Lucie ;) eu estou quase a conseguir lidar com este mundo da blogosfera.. daqui a nada também começo a adicionar uns botõezinhos ao meu blog!

    ReplyDelete