Thursday, February 18, 2010

Trade-offs


O que é um trade-off?

"Trade-off ou tradeoff é uma expressão que define uma situação em que há conflito de escolha." (http://pt.wikipedia.org/trade-off)

Para melhor perceber, atentar o seguinte caso:

Temos indivíduo A e B. Ambos com a mesma altura, peso, velocidade, força, etc. De um lado e do outro, encontra-se uma maçã e uma pêra, à mesma distância dos dois indivíduos. Ambos estão esfomeados e ambos querem comer das duas frutas e não querem partilhá-la com ninguém.

Indivíduo A começa a correr em direção à pêra. A decisão que tomou vai impedi-lo de comer a maçã, porque neste momento B está mais perto da maçã e corre em direção a ela. Basicamente, A tomou uma decisão e isso teve uma consequência positiva - matou um pouco da sua fome (ou então enganou-a!) e uma consequência negativa - não pôde comer a maçã tal como desejava. Isto é um trade-off.




Eu sinto alguma admiração por este conceito, já que está presente em todas as formas vivas do nosso planeta. Todos nós tomamos decisões que nos fazem avançar num sentido e regredir no outro

Uma chita que se torne mais rápida do que outra gasta mais energia para caçar e então de cada vez que caça arrisca mais a sua vida. Uma tulipa que aproveite uma abelha para enviar pólen para outra tulipa tem mais sucesso na sua reprodução cruzada, mas está mais dependente da densidade e flutuação de uma população de abelhas. Etc!

Basicamente, o conceito "trade-off" é o que na natureza permite uma diversidade incrível de espécies! Brutal.


Mas não é só no mundo natural... continua.

5 comments:

  1. ai chichorro explica-me la isso dos animais abandonados tornarem-se selvagens...nao entendi bem...nunca nos aconteceu tal coisa, acredita!os animais sao sempre tao gratos!

    ReplyDelete
  2. o que eu queria dizer é que existe por aí uma mania que é uma pessoa comprar um cãozinho de 1 mês de idade, e enquanto é pequeno é mais fofinho e engraçado. Quando cresce, os donos perdem o interesse e abandonam por aí o cão. A partir desse momento eles andam por aí, vadios, agrupam-se, vão se alimentando do que encontram e por vezes em desespero podem atirar-se a alguém.

    Aconteceu-me uma vez ir a andar de bicicleta e uma matilha de 6 cães atirar-se a mim. Eu já conhecia aquela matilha, anda sempre por ali e não é propriamente simpática, eles são mesmo perigosos. Consegui pedalar para um local seguro, apesar de eles quase me terem apanhado.

    Outro episódio aconteceu a uma colega do meu pai: no polo 2, atirou-se a ela uma matilha, que a deitou ao chão, morderam-na, lá se conseguiu levantar e com a ajuda do meu pai conseguiram expulsar dali os cães. Mas uma dentada de cão, ainda por cima selvagem, convém ver se não houve nada de mal... Ainda foi ao hospital.

    Por isso disse que é bom andarem a recolher esses cães abandonados, antes que se tornem "maus". Ponto negativo para os hipócritas (peço desculpa pela expressão) que os abandonam. Contribuem para uma via pública menos segura...

    ReplyDelete
  3. Sim senhor, só falta mencionar que Trade-off era inicialmente um conceito económico que significava a mesma situação de conflito mas na qual quantificava-mos como custo o preço da tua escolha, mais o preço daquilo que vais perder! :)

    ReplyDelete
  4. ok chichorro, entendi o teu ponto de vista!sinceramente, as vezes duvidamos do nosso contributo, principalmente nos casos de devolução de animais. sim porque as pessoas, como tu dizes e bem, adoptam quando são pequenos...mas vêm devolver quando são adultos. e como associação que somos, com o objectivo de diminuir o número de animais abandonados, temos o dever de os aceitar de volta.O problema é que estas ninhadas recolhidas por nós tornam-se em adultos que ninguem quer...e vão ficando connosco...até que chegue alguem com coração (e não com olhos!!!) e que leve um deles.E aqui se coloca a nossa maior dúvida: estaremos a fazer bem? Recolhendo ninhadas, estaremos apenas a afastar temporariamente o problema?grrrrrrrrrr

    ReplyDelete
  5. Oi Lucie.
    Talvez o seu trede-off seja dar afeto e perde espaço.

    ReplyDelete